Internacional

a. Intercâmbio com a Universidade de Alberta- Canadá. O Professor David Normando  mantém projeto de cooperação internacional com o Prof. Carlos Flores-Mir e Giseon Heo da Faculdade de Odontologia da Universidade de Alberta- Canadá. A cooperação envolve participação em defesas de mestrado e cooperação acadêmica em revisões sistemáticas e estudos clínicos. 

b. Em 2017 o PPGO preparou o Projeto de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará, atendendo ao edital 11/2017- PROPESP/PROINTER relativo ao PrInt-CAPES (edital # 41/2017) Coordenador: David Normando (UFPA), o projeto objetiva realizar, entre outras atividades, oficinas de Revisão Sistemática, ministradas pelo Prof. Carlos Flores-Mir (UA) para docentes e discentes do PPG-O. Curso de análises estatísticas multivariadas, a ser ministrado pela Profa. Giseon Heo (UA) para docentes e discentes do PPG-O. Treinamento, ministrado pelo Prof. Andrew Smith (UCL), em métodos de pesquisa em biologia molécular microscopia confocal e citometria de fluxo. Doutorado sanduíche de dois discentes do PPGO-UFPA envolvidos nos projetos de pesquisa, base desta ação de internacionalização. 

c. Em 2017 o PPG-O promoveu três dias de cursos para os discentes e docentes do programa, além da função básica de aprendizagem as palestras serviram também para estreitar laços com profissionais de outras Universidades. Esteve presente o Professor Carlos Flores-Mir, Alberta-Canadá, que ministrou curso sobre revisão sistemática em um ambiente preparado para transmitir ao vivo para os campi do interior do Estado do Pará.  

d. Através da Japan International Cooperation Agency (JICA), do programa “Knowledge Co-Creation Program (Nikkei-Japanese Descendants)” a aluna Mônica Naomi Seko foi contemplada com uma bolsa de estudos no Japão na área de conhecimento da Radiologia Oral e Maxilofacial. Em 2017, pelo período de dois meses, foi estagiária no Departamento de Radiologia Oral e Maxilofacial da Tokyo Medical and Dental University coordenado pelo Professor Tohru Kurabayashi. Ao longo desse período trabalhou com diversos aparelhos, tais como o de tomografia computadorizada, ressonância magnética e fluoroscópio, dando ênfase logicamente à tomografia computadorizada cone beam por ser tema de sua dissertação. 

e. Como fruto do Pós Doutorado realizado em Londres, pelo professor João Pinheiro, atualmente os professores João Pinheiro e Sérgio Alves possuem cooperação com o pesquisador Andrew Mark Smith do College of London para a utilização de linhagens celulares desenvolvidas em Londres nos projetosde Pesquisa que estudam as Vias de Sinalização Celular das Neoplasias Odontológicas em Belém,. 

 

Nacional

a. Os Profs. João Pinheiro, Fabrício Tuji e Sérgio Alves, todos docentes permanentes, desenvolvem dois projetos de pesquisa em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG (Professor Ricardo Alves de Mesquita) sobre Neoplasias do complexo bucomaxilofacial. Esses projetos contam com a participação de discentes do PPGO e bolsistas de IC e tem o auxílio financeiro do Ministério Público (vide financiamentos). O mestrando Humberto Jácome está coletando parte de sua amostra para a dissertação de mestrado na clínica de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da UFMG e a mestranda Raissa Mendonça está usando os blocos de parafina do acervo do laboratório de Patologia Bucal da UFMG. Em 2017 os professores  Sérgio Alves e João Pinheiro (docentes permanentes) estabeleceram cooperação, para desenvolver projetos sobre Carcinogênese Viral das Neoplasias Orais,  com o  centro de referência de tratamento do câncer e Instituto Evandro Chagas , centro de referência para doenças infecciosas.  

b. Os Profs. Fabrício Tuji e Sérgio Alves desenvolveram um projeto de pesquisa em parceria com o Departamento de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (Rosa Helena Chaves), Departamento de Genética da UFPA (Bruno Moreira Soares) e Departamento de Química, Laboratório de Investigação Sistemática em Biotecnologia e Biodiversidade Molecular da UFPA (Hugo Leonardo Crisóstomo Salgado e Alberdan Silva Santos). O projeto envolveu alunos da graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e teve como objetivo investigar atividade cicatricial da Andiroba na Mucosite oral induzida por 5-fluoracil em hamsters sírios dourados. 

c. Parceria do professor João Pinheiro, em um projeto de pesquisa para estudar a Hipóxia Tumoral em Neoplasias,  com os professores Ruy Gastaldoni Jaeger, Cynthia Aparecida Bueno de Toledo Osório, Fernando Soares, Vanessa M. Freitas do ICB da USP. As professoras Roberta Couto e Cecy Martins possuem parceria com o pesquisador  Kelson do Carmo Freitas Faial do Instituto Evandro Chagas na produção de conhecimento nas análises químicas dos biomateriais. Desenvolvendo atualmente o projeto de mestrado da discente Thaís Mendoça Petta, intitulado "Avaliação de propriedades físicas, químicas e biológicas do biodentine comparado a outros biomateriais utilizados como capeadores pulpares. A professora Roberta Couto também mantém parceria, para estudo de Fitoterápicos com plantas da Amazônia, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da pesquisadora Manoela Domingues. 

e. O Professor Rafael Lima mantém parcerias  com diversos pesquisadores do Brasil, de diferentes áreas do conhecimento, sendo eles: Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da USP Bauru - Profa. Dra.Marilia Buzalaf, com o Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Profa. Dra. Manoela Domingues Martis, com o Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFSC, Prof. Dr. Rui Prediger, com o Programa de Ciências Farmacêuticas da UFPA, Profa. Dra. Cristiane do Socorro Ferraz Maia e Profa. Dra. Marta Chagas Monteiro, com Programa de Genética e Biologia Molecular da UFPA, Profa. Dra. Maria Elena Crezpo Lopes, com o Programa de Pós-graduação em Química da UFPA, Profa. Dra. Kelly F G Dantas além do seu programa de origem, o Programa de Pós-graduação em Neurociências e Biologia Celular, com o Prof. Dr. Walace Gomes Leal. 

f. O Prof. David Normando vem mantendo projetos de Revisões Sistemáticas a partir dos treinamentos realizados com a Profa. Lucianne Cople Maia (UFRJ) realizados na UFPA. Outra parceria de pesquisa estabelecida pelo Prof. David Normando ocorre com o Prof.  Guilherme Almeida do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. A parceria envolve a coleta de amostras em clínicas particulares de Belém e Uberlândia, que compuseram a dissertação de mestrado dos discentes Mônica Aragón, publicada em 2017, e Marco Nassar, defendida em 2017. 

g. A Professora Juliana Brandão (docente permanente) mantém parceria o Departamento de Procedimentos Clínicos da UERJ, através do Prof. Dr. Emmanuel João Nogueira Leal Silva. 

h) Cooperação do professor Fabricio Tuji com o Professor Fábio Ramoa da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas. 

i) O professor Hélder Pinheiro estabeleceu parceria com os Professores Paulo Capel Narvai e Paulo Frazão da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, no Projeto Multicêntrico “Cobertura e Vigilância da Fluoretação da Água de Abastecimento Público no Brasil. Projeto Vigifluor”. 

j) Professor Sandro Loretto Publicou o artigo “Influence of the Extended Use of Desensitizing Toothpastes on Dentin Bonding, Microhardness and Roughness” no periódico Brazilian Dental Journal (quails: A2) em parceria com o Prof. Dr. Igor Studart Medeiros, do departamento de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP). A publicação é referente ao trabalho de dissertação de mestrado de Juliana Dias Aguiar, ex-aluna do PPGO/UFPA (área de Dentística) (sob orientação do Prof. Sandro Cordeiro Loretto), que desenvolveu a etapa experimental (laboratorial) na FOUSP, tendo sido co-orientada pelo Prof. Dr. Igor Studart Medeiros (FOUSP).Atualmente, a discente do PPGO/UFPA Mara Eliane Soares Ribeiro, após qualificação do seu projeto de dissertação de mestrado, seguirá para a FOUSP a fim de realizar a etapa experimental do seu trabalho de dissertação, novamente sob a co-orientação do Prof. Dr. Igor Studart Medeiros, dando continuidade a parceria estabelecida.